SEJA OBJETIVO

Tempo de leitura: 4 minutos

POST 19-1-2016 (3)
Ser-Objetivo-Significa-Ter-Metas-Smarts

Entramos no quarto item de apoio criado por Paulo Pereira, do site Academia do Especialista, com o Tema: SEJA OBJETIVO, cuja série iniciamos com o artigo: SEJA HONESTO, e que tem como meta, ajudá-lo a ser produtivo 24 horas por dia.

Para iniciar assunto tão motivador recorro à frase do grande gênio, criador e inspirador da APPLE, Steve Jobs: “Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”.

Infelizmente percebemos um grande número de pessoas que leva a vida embalada pela música “Deixa a vida me levar”, do Zeca Pagodinho, utilizada ao extremo por formadores de opinião que já a utilizaram como exemplo em suas perorações e escritos.

POST 19-1-2016 (2)
Sua-história-com-início-meio-fim

Mas, passam dia e mais dias, e cresce a galeria de indivíduos que faz da mesmice uma forma de vida maçante, sem novidades, que acaba embotando a mente e idealiza histórias para si só com começo, ou com um final previsível, sem que construa o fascínio do “meio”, a essência da razão do dia a dia, motivação para abrir os olhos de manhã e ter uma razão para colocar os pés no chão, em busca de novas e inesquecíveis experiências.

OBJETIVO SIGNIFICA NÃO SAIR DO FOCO

Quando incluiu a Objetividade em sua “fórmula dos 7 Ss” para um ano de realizações pessoais e profissionais, Paulo Pereira, quis dar vazão à paixão pela qual uma pessoa acorde todos os dias mais cedo do que o de costume.

Ele ressalta que não só é importante o novo hábito de colocar o alarme do seu despertador, celular ou qualquer parafernália para acordá-lo meia hora a mais do habitual pela manhã, mas ficar acordado até mais tarde à noite, se preciso for.

Eu acredito que ser objetivo tem muito a ver com você FOCAR em algo que realmente vá agregar valor à sua vida durante as horas produtivas do dia. Se for participar de uma reunião de trabalho, que tenha conhecimento da pauta antecipadamente, hora de início e duração, e não tenha receio de dizer aos demais participantes que seu tempo é precioso demais para lucubrações que não levam a nada.

Se estiver presente a uma aula, curso, palestra ou seminário, que saiba o assunto a ser tratado, exija que os conhecimentos, informações e ferramentas foquem em expertises que façam com que você saia daquele local melhor do que ao chegar. Sem aquela de ficar com o pensamento na lua, no namorado, procurar defeitos na personalidade do orador, ou se ele está vestindo roupas de grife.

Numa conversa, mesmo que informal (após as aulas da Faculdade, praça da cidade, na roda com os amigos; depois de uma partida de futebol; no barzinho, tomando uma cerveja), a qualidade participativa tem de se fazer presente, ou seja, respeitar a figura do outro, olhar no olho dele e escutá-lo de verdade, como se estivesse ouvindo uma prece.

QUEM NÃO SABE ONDE QUER IR, NÃO TEM OBJETIVO

POST 19-1-2016 (1)
É-preciso-saber-onde-quer-chegar

Pereira sugere ainda, que para conseguir eficácia, você defina quatro objetivos para o ano de 2016. Eu acrescentaria que a par de escolher essas quatro ações que o levarão a outro patamar, o faça por escrito, e não se esqueça de centrar-se nas 5 perguntas essenciais: O QUE? QUEM? QUANDO? COMO? E ONDE? ao montar o seu Plano de Ação.

Enfim, ser produtivo é não desfocar, perder um único minuto do dia com fatos, notícias, discussões, ociosidade, divagação, que só fazem com que acumule insights negativos no cérebro, que ao invés de levá-lo ao encontro de seus Sonhos, acumule stress, que poderá levá-lo à depressão para o resto de sua vida.

Finalizo com outra frase de uma profissional que admiro muito e a acompanho, que é a Caroline Caracas, que diz na “lata” o que os eternos “idealistas, sem ações” devem fazer, se quiserem se destacar na multidão: “Se você não trabalha pelo seu sonho, alguém vai te pagar para realizar o sonho dele”.

Deixe agora, seu “curtir”, compartilhe com seus amigos e seguidores e, por fim, escreve um comentário abaixo, mesmo que seja para discordar de cada linha que leu. O feedback honesto nos leva para frente, sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *