Como Se Tornar mais Comprometido

Tempo de leitura: 5 minutos

IMAGEM (2) post de 26-1-2016
Porco-ou-galinha-de-o-melhor-de-si

Por que devo ser comprometido?

O sexto S, da saga do Paulo Pereira, do site Academia do Especialista, trata da importância de você ser comprometido. Ao ler este artigo, entenderá a essência do que é fazer de tudo para chegar onde quer.

Ao iniciar este assunto, vou contar parábola do porco e a galinha. Você por certo já a conhece, muito difundida nas redes sociais e usada por praticamente todos os palestrantes motivacionais, ei-la:

“O porco e a galinha queriam fazer um café da manhã. A galinha entraria com os ovos, para a omelete, e o porco com o bacon… (É uma fábula de origem anglo saxã). A moral é que, num negócio aparentemente equilibrado, com os dois sócios aportando contribuições em princípio equivalentes, a galinha arrisca pouco, emprestando um recurso que lhe é renovável (o ovo), enquanto o porco arrisca tudo, entregando sua vida, sem possibilidade de reposição”.

Comprometimento é basicamente isso: o que vou dar de mim para realizar os meus sonhos, bater meta por meta diariamente, por menor que sejam, mas que me levarão ao Objetivo que será o “porto seguro” da minha vida.

Nesta pergunta que deve fazer a si mesmo, defina claramentes os motivos que tem para atingi-lo. Paulo Pereira, Coach de sucesso, que iniciou sua vida de trabalho com CEOs importantes, e ele tinha apenas 22 anos, e o grande inspirador desta série de artigos iniciada com o tema: “SEJA HONESTO”, diz que você tem de fazer o que for preciso “custe o que custar”, e ensina: “Às vezes terá que fazer coisas que não gosta, mas que serão imprescindíveis para atingir seus sonhos-objetivos”.

Fazer coisas que não gosta! É ser comprometido?

Essas “coisas que não gosta”, que fique bem claro, nada tem a ver com desonestidade ou falta de caráter. Coisas que o engrandeça, como neste vídeo, do Marcos Rossi.

No Plano de Ação (5Ws2Hs), que disponibilizo (se quiser recebê-lo, deixe seu email que o enviarei imediatamente), na coluna “POR QUE?”, para cada Objetivo que traçar, deverá escrever o mais detalhadamente as razões que o fazem acordar mais cedo e dormir mais tarde, para que os realize.

O comprometimento é o diferencial entre quem vence e quem é vencido pelo desanimo, crença limitante, procrastinação, deve começar por você mesmo.  Provar para si que verdadeiramente acredita no seu Sonho, que não terá um obstáculo sequer que o desviará dele.

COMECE A VISUALIZAR SEU SONHO

IMAGEM POST 26-1-2016
comprometer-se-significa-saber-onde-quer-chegar (Depositphotos)

 

Lembro-me perfeitamente de quando tive o meu primeiro emprego como policial mirim na Prefeitura da minha cidade, aos 11 anos de idade. Éramos quatro ou cinco garotos, pagos para realizarmos as mesmas tarefas. Os mais “espertos” voltavam com mais da metade do serviço por fazer. Ao chegar minha vez de realizá-los, tinha o dever (comigo mesmo) de desempenhar o serviço do dia e todas as tarefas que sobraram do dia anterior.

Pergunto a você que está lendo esse artigo. Quando surgiu a primeira oportunidade de um desses meninos iniciarem trabalhos internos, burocráticos, que o levariam a outro patamar, quem foi escolhido?

Ou seja, você tem de estar preparado diariamente para as grandes oportunidades que vão aparecer na sua vida. O comprometimento que enfatizo é empoderar-se em todos os sentidos para no mínimo ser melhor do que o concorrente que está a seu lado (não precisa ser melhor do que todos)!

Lembra aquela estória de dois amigos que estavam na floresta e foram surpreendidos por um leão faminto? Um imediatamente começou a calçar o tênis, enquanto o outro sorrindo disse: —Não sei por que está calçando o tênis, o leão é muito mais rápido do que você! O outro respondeu: —Eu sei disso, só preciso ser mais rápido do que você.

Só você sabe onde quer chegar, por isso comprometa-se com os resultados.

Mova-se sempre para frente. Enquanto o seu vizinho ficar reclamando da empresa, das tarefas, do supervisor, do salário, vá até o seu Supervisor ou Diretor da empresa e pergunte o que você deve fazer naquele dia para que a organização seja a melhor do mercado.

Como micro ou pequeno empresário, ao invés de apequenar-se atrás de desculpas esfarrapadas (que a maioria usa para disfarçar seu fracasso), saia à busca de novas ações, atitudes diferentes, pois só assim terá resultados promissores, que farão com que chegue mais rapidamente ao topo da cadeia dos vencedores.

Estar comprometido é isso. Olhar para o problema e ser resiliente, não “patinar” nas dificuldades, mas encontrar naquele obstáculo os motivos positivos para lutar, provar para você mesmo, que tem dentro de si todas as respostas, por mais complexas que sejam as provações.

Para concluir este artigo, que já está ficando longo, nada melhor do que a frase do famoso John Assaraf: “Existe uma diferença entre estar interessado e estar comprometido. Estar interessado significa que você vai fazer o que for conveniente, enquanto que estar comprometido significa que você vai fazer acontecer, custe o que custar

Se você acha que o tema faz sentido para sua vida, dê um “curtir”, compartilhe com seus amigos e, o que me deixará mais feliz, escreva o seu comentário abaixo. Pode ser crítica, eu quero continuar crescendo…

2 Comentários


  1. Eu gostei muito da sua matéria, sem aquele palavreado que não raramente nos deixa dúvidas; e bastante explicativo e motivador. Fiquei deveras agradecido pelo seu texto.

    Responder

    1. Meu caro Vanderlei.
      Fiquei muito feliz por seu comentário.
      Sabe, durante minha vida fiz todo tipo de cursos, treinamentos e leituras que possa imaginar.
      Sou apaixonado por novos conhecimentos e, confesso, às vezes ficava muito chateado com certos
      palestrantes que querendo mostrar conhecimentos vindo não sei de onde, buscavam falar difícil,
      apresentar planilhas que precisavam de um Einstein para decifrar etc.
      Decidi que se um dia fosse palestrante, professor ou mesmo escritor, faria de tudo para falar uma
      linguagem acessível ao mais humilde, pois devemos ser felizes apenas quando provocamos transformações
      nas pessoas, para que elas sejam a melhor versão de si mesmas.
      Essa é a minha missão. Por isso seguirei sempre nessa linha.
      Muito obrigado por sua honrosa leitura
      Forte abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *