PRODUTIVIDADE – 8 MITOS QUE IMPEDEM ATINGIR O NÍVEL A

Tempo de leitura: 7 minutos

8 Mitos que impedem de atingir o nível A

 Este artigo – “Produtividade – 8 Mitos que Impedem…” é o complemento do artigoProdutividade + Motivação = Qualidade de Vida “, originado dos conhecimentos do Coach dos Coaches, Geronimo Tehml, publicado neste site, no dia 12 de julho.

POST 26-7-2016 (1)
seja-produtivo-sempre (foto depositphotos)

PRODUTIVIDADE É A GRANDE PEDIDA DO SUCESSO PESSOAL!

Neste nosso bate papo, vou enfocar os 8 mitos que o Coach Geronimo Tehml destacou em seus vídeos, que “travam” o desenvolvimento de determinadas pessoas, faz com que elas sempre sejam remuneradas por baixo, e levem uma vida financeira medíocre.

Você que ainda necessita trabalhar no setor corporativo – está pensando seriamente no seu “pé de meia”, com a visão de futuro (uma aposentadoria digna) -, deve ter em foco que qualquer empresa, por maior que seja, ou até mesmo as de “fundo de quintal”, querem o seu melhor resultado, o que pode oferecer para ajudar no desenvolvimento delas.

Estou cansado de ouvir e até mesmo escrever, mas vale sempre a pena repetir: “quem quer dá um jeito, quem não quer dá desculpas”. Em qual desses dois times você quer jogar, no que está sempre na ponta da tabela do campeonato, ou naquele grupo de cavalinhos que fica no final da fila das animações do Fantástico, nas noites de domingo?

Leia a seguir, se você não se encaixa em uma dessas oito tradicionais desculpas que podem estar fazendo a diferença, no sentido negativo da sua vida.

1º MITO – FAÇO COISAS DEMAIS!

Os adeptos desta afirmação são aqueles que chegam ao seu trabalho diariamente, ficam pensando por onde começar, andam para lá, para cá, pegam no celular trocentas vezes para ver se chegou mais uma mensagem no WhatsApp, e no final do dia, soltam a famosa frase: Puxa! O dia passou e eu nem percebi.

Eles até acreditam que são úteis, mas se apertá-los, não saberão nomear três ações produtivas que valeram suas oito horas de trabalho. Reclamam sempre que estão muito cansados. Para Tehml: “Produzir é você ter mais resultados com menos esforço”.

2º MITO – EU NÃO PRECISO DE UM MÉTODO PARA PRODUZIR MAIS

Muitos, por acomodarem-se à rotina diária, esquecem-se de quantificar ao tempo a dimensão de importância que tem, e passam a gastar mais suas energias nas tarefas de urgência – nos famosos e conhecidos: “apagar incêndio” e “enxugar gelo”.

O que era para ser importante vai sendo empurrado com a barriga durante o dia, e quando o ponteiro do relógio começa a marcar 17, 17:10, 17:15… bate o desespero. O que era para ser um ato de alto nível se transforma em mais uma ação “meia boca”, que vem acompanhada da bronca do chefe ou supervisor.

Para Gerônimo: “O método é que vai fazer você ter a certeza de realizar muito mais coisas, com muito menos esforço”.

3º  MITO – SE USAR UM MÉTODO VOU VIRAR UM “ROBÔ”

Ao contrário de você achar que se seguir algumas normas vai engessar sua criatividade e capacidade laboral, Tehml garante que caminhará ao encontro de sua liberdade, pois para ele: “Liberdade é você conquistar muitos resultados com pouco esforço, e ainda poder fazer o que quiser com o tempo que certamente vai sobrar”.

Procure usar todos os dias uma ferramenta simples – pegue uma folha de papel (pode ser uma folha de sulfite), trace cinco ou seis linhas (podem ficar tortas) e escreva sobre elas, as Ações (tarefas) que deve desempenhar. Faça a experiência um dia apenas, e compare os resultados com os dias em que não agiu dessa forma.

Duvido que deixará de repetir esse gesto nos dias seguintes!

4º MITO – NÃO TENHO TEMPO PARA APRENDER UM MÉTODO PARA TER PRODUTIVIDADE

Quem não tem tempo para aprender um método para conseguir entregar mais resultados ao final do dia, nunca poderá reclamar de um salário menor do que o do concorrente que sempre está à busca de novos conhecimentos. O tempo conforme já me referi no mito nº 2, é uma questão de preferência e organização pessoal.

Será que ao chegar ao final da tarde e parar para fazer uma reflexão honesta, de você mesmo para sua consciência, qual será o percentual de tempo que destinou às coisas importantes (que fazem a diferença e trazem resultados), qual percentual jogou no “lixo” por tomar atitudes afobadas, ver o que era importante se transformar em urgente, e o que é pior, qual parcela do seu dia ficou “viajando” em coisas circunstanciais, que poderiam ser deixadas de lado e não trariam nenhum prejuízo (tempo demais em abrir e-mails de charadas, piadas, spam, em checar mensagens no WhatsApp, conversas no “Clube da Fofoca” etc.)?

POST 26-7-2016
a-velhice-não-está-no-físico (foto depositphotos)

5º MITO – “TÔ VELHO DEMAIS PARA APRENDER A PRODUZIR MAIS”

Qual critério você usa para definir sua idade mental? O que é ser velho demais para você? Penso que a pessoa se torna velha demais quando acredita que não precisa aprender algo diferente, fica com preguiça de sair da sua “zona de conforto” e, até se julga no limite máximo de paciência para novos aprendizados.

Segundo Gerônimo Tehml: “Para ir para o próximo nível você precisa aprender algo novo, que te leve de onde você está para o ponto B. O teu futuro pode e precisa ser mais grandioso do que seu passado”.

6º MITO – SOU UMA PESSOA QUE ADIO AQUILO QUE TEM QUE SER FEITO

A pessoa sabe o que tem de ser feito, mas acaba não fazendo. Para Tehml pessoas assim são: “procrastinadoras” ou <<evitadoras”. Tem muito a realizar, mas sempre arruma algo para fazer antes de iniciar o que é importante.

7º MITO – AS PESSOAS AO MEU REDOR NÃO ME APOIAM

O maior nível de frustração que uma pessoa pode acumular para si é sempre esperar atitudes iguais as suas de outros indivíduos. Você age de um modo que julga ideal, até se preocupa com todos os que estão ao seu redor, mas ao perceber que a recíproca não ocorre, pronto, a ansiedade negativa está instalada, e junto vem o sofrimento.

A maior frustração de uma pessoa é esperar que alguém faça algo por ela, do jeito que queria, e na hora que desejasse.

Não se esqueça de lembrar sempre que: você só pode mudar uma única pessoa no mundo – você mesmo, e quando você muda, segundo Geronimo: “O Universo muda ao seu redor”.

8º MITO – NÃO SEI O POR QUÊ PRECISO DE UM NÍVEL DE PRODUTIVIDADE

Para essa dúvida existencial que você pode se auto impor, Tehml, faz outras indagações para que reflita se precisa ou não de um nível de produtividade A:

  1. Você já tem todo o sucesso, com o equilíbrio que gostaria? (Sucesso = mais dinheiro, bens materiais, realização profissional e histórias incríveis para contar).
  2. Tem todo esse sucesso com equilíbrio, paz, tempo para se divertir, ler um bom livro, exercitar seu hobby preferido?

Para você que quer respostas de como se livrar desses 8 mitos que roubam o melhor de sua produtividade, Geronimo Tehml fecha seus ensinamentos com uma frase que diz tudo: “O MUNDO É DAS PESSOAS QUE TEM FOCO NAS SOLUÇÕES”.

Por ser o tema do momento, recentemente adquiri o Kindle da Amazon, cujo título é: “SCRUM – A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, que será assunto do nosso próximo artigo.

Não se esqueça. Gostou e acha que vai fazer bem a seus amigos? Compartilhe este artigo e deixe também seu comentário no final.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *