SEJA EXPERTO

Tempo de leitura: 5 minutos

Artigo 23-2-2016
um-hábito-se-forma-por-repetição (foto/montagem – canva.com)

SEJA EXPERTO!

Sim, é com X mesmo!

Segundo o dicionário: Michaelis: “Experto ex.per.to adj (lat expertu) Experiente, perito. sm Indivíduo experimentado”.

Com este S de “SEJA ESPERTO”, da serie do meu querido amigo Paulo Pereira, finalizamos a sequência de artigos, que tem como objetivo levá-lo a outro nível, ou seja, ao seu ponto B, extrair ( isso mesmo, de extrair como se fora arrancar um dente) de dentro de você, o que tem de melhor e ajudá-lo a entrar em Ação, focado na busca de seu Objetivo, que vai fazer com que seus os olhos irradiem felicidade!

Ser experto, segundo Pereira, é: “Avaliar e Medir seu próprio progresso – constantemente”.

O Paulo é mais enfático ao cobrar atitudes positivas das pessoas, quando afirma: “A maioria das pessoas que traçam os seus Objetivos não tem Planos, Direção, e não entram em Ação”.

Parecendo querer imitar o grande cientista Einstein, em sua fabulosa frase sobre Insanidade, o autor diz que as pessoas repetem sempre o mesmo ritual, ano após ano: “Elas sonham, pensam no Objetivo e agem da mesma forma e, é lógico, não conseguem atingir seus resultados”, constata melancolicamente.

A IMPORTÂNCIA DE MEDIR

Às vezes a pessoa acha que deve fazer medição apenas na empresa em que atua, no processo produtivo que visa aumentar sua produtividade, eliminar gargalos, ou na introdução de um novo método de trabalho, mas o exercício deve ser praticado também na sua vida particular, à busca de seus Sonhos. Deve fazer essa medição com a maior frequência possível, pois se assim agir, Paulo Pereira garante: “Mais rapidamente você vai evoluir”.

Há um ditado que diz: “o que não é medido não é realizado”

E o autor do site Academia do Especialista, é contundente ao distinguir os que conseguem sucesso, daqueles que vivem patinando na “lama” da incerteza. Ele diz: “Resolva Agora medir seu progresso – especificamente (diariamente ou semanalmente). É esse detalhe  – MEDIR -, que separa as pessoas de SUCESSO das que FRACASSAM”.

Para você que está lendo este artigo sinta a possibilidade real de escrever uma nova história em sua vida, orgulhando-se de si mesmo, listo abaixo algumas perguntas formuladas por Pereira, que o aproximará cada vez mais da expertise:

  1. “O que está me deixando mais entusiasmado agora?”.
  2. “Por qual motivo os meus olhos estão brilhando?”.
  3. “Qual é a força mais poderosa que eu Descobri que tenho dentro de Mim?”.
  4. “Estou utilizando a melhor parte de Mim todos os dias?”.
artigo 23-2-2016 (1)
não-importa-a-maneira-o-importante-e-escrever-seus-sonhos (fotos/montagem – canva.cm)

Após a leitura desses 7 Ss, cuja série iniciamos lá atrás, com o “SEJA HONESTO”, está lembrado? sugiro que você pegue uma folha de papel, pode ser de sulfite, e escreva, assim que terminar a leitura deste artigo, o que quer construir como história extraordinária para sua vida até o final de 2016, para o próximo ano e os próximos 5 anos.

Não repita o mesmo de sempre – pensar em planejar isso na próxima semana, no próximo mês, no ano que vem. Comece já, agora, ressignifique sua história antiga e escreva uma totalmente nova, que o leve para o topo de sua imaginação, onde planejou o melhor: material e espiritual para você, seus familiares e toda a comunidade.

Meu grande amigo Paulo Pereira, o convida ainda para uma profunda reflexão: “Essa é a vida que quer construir? É a vida que sonhou viver, que merece viver? E que fará de tudo para vivê-la na plenitude?”.

NÃO SEJA EXPERTO, COM S

A esperteza, com S, não leva a lugar algum, pelo contrário, o afasta das pessoas éticas sempre.

Para concluir essa reflexão de sete passos, eu gostaria também de colocar algumas perguntas, alias, fazer indagações é muito próprio do Coach.

  1. O que quer materialmente para você hoje, na sua aposentadoria e até o último dia da sua vida?
  2. Quais pessoas vai colocar nesse seu Planejamento Estratégico para ajudar verdadeiramente?
  3. Em que tipo de Ação de Responsabilidade Social vai poder colocar sua contribuição?
  4. O que fará a partir de amanhã de manhã (quando acordar, vir os raios maravilhosos do sol entrando pela janela), para tornar o dia do seu semelhante muito mais feliz?
  5. Qual legado vai começar a escrever para deixar à posteridade, quando merecer o descanso eterno?

Pense, reflita e se pergunte: “O que os outros estão esperando de mim, de cada atitude que tomo no meu dia a dia?”.

O ambiente fica mais positivo quando eu chego ou quando vou embora?

Enfim, é mais do que urgente pensar num mundo melhor para você, em primeiro lugar, e depois, dividir sua melhor parte para que todos os demais também tenham a felicidade de usufruir uma vida mais próspera, cujo pagamento maior será o amor de um para o outro.

Um mundo que nos foi legado, quando Ele, na última ceia, dividiu o pão e o vinho e nos convidou para compartilhar do seu Corpo para sempre.

Na semana que vem, vou iniciar nova série de artigos, desta vez baseado nos ensinamentos de outro grande do Mundo Digital, Bruno Juliani, cujo enfoque dar-se-á na perspectiva negativa que nós temos em achar que ganhar dinheiro é “pecado”. Estarei me declinando numa aula que Juliani abordou, cujo tema foi: “Aplicativo para Enriquecer 2.0”.

Você não pode perder..!

E não se esqueça de dar um “curtir”, compartilhar este conteúdo com seus amigos, se julgar que lhes possa útil, e o que mais me ajudará, mande seu comentário, mesmo que seja para criticar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *