SEJA HONESTO!

Tempo de leitura: 5 minutos

FOTO ARTIGO SEJA HONESTO (6)

SEJA HONESTO!    

            Entre muitos intelectuais que sigo no Mundo Digital, destaco meu caro amigo Paulo Pereira, Coach de sucesso, com vários treinamentos para melhoria de performance profissional àqueles que decidiram viver da Metodologia Coaching.

            Ele desenvolveu sete conteúdos relevantes para que você consiga atingir seus Objetivos, com os seguintes títulos: Seja Honesto, Seja Confiante, Seja Motivado, Seja Objetivo, Seja Comprometido, Seja Decidido e Seja Esperto.

            Achei sua iniciativa de ajuda social válida, e visa a melhoria do desempenho das pessoas, pois ele sabe que isso ocorrendo, teremos um mundo cada vez melhor.

            Antes de entrar no âmago da ferramenta “Seja Honesto”, gostaria de abordar um pouco sobre este valor que todos devemos exercer no dia a dia, que é a Honestidade.

HONESTIDADE x SEGURANÇA

            Para que entenda o real significado do termo honestidade, vou compará-lo a outro valor, o da Segurança – todas as formas comportamentais que desenvolvemos para atingir um ponto de equilíbrio material em nossas vidas – (casa, veículo, reserva financeira, seguros residencial, pessoal e familiar, câmera de segurança em nossas casas etc).

            Pense no seguinte exemplo. Um cidadão tem seu veículo avariado, em um acidente e alguém lhe faz a indecorosa proposta: —Olha, seu carro ainda tem condições de usabilidade, mas como sou seu amigo, aconselho a jogá-lo de uma ribanceira para que dê perda total, assim receberá um zero quilômetro da seguradora. Este é um exemplo fictício, na prática isso jamais acontece!

            Pois bem, o sujeito que tem a Honestidade como valor primeiro, jamais aceitará a proposta, preferindo consertar seu veículo, e vai até arcar com a franquia, que não é tão barata assim.

            Já o que tem a Segurança em primeiro plano dirá ao proponente: — Rapaz! Conheço um morro de 15 metros de altura, não vai sobrar peça sobre peça.

            O exemplo hipotético é apenas referencial para que você seja o mais honesto consigo mesmo e faça a retrospectiva do que foi sua vida ao longo de 2015. Conquistou todos os seus Objetivos? Teve insights maravilhosos e inesquecíveis? Realizou todas as tarefas que tinha designado na “coluna” da Missão de Vida? Foi uma pessoa de Foco e Ação ou apenas ficou nos sonhos irrealizáveis? Foi ator ou plateia das mudanças que ocorreram à sua volta? Contribuiu para a melhoria do mundo ou se fez de indiferente? Aprendeu com os erros ou acovardou-se e não mais tomou quaisquer iniciativas? Teve a humildade de reconhecer seus pontos fracos e investiu em seu conhecimento e autodesenvolvimento?

FOTO ARTIGO SEJA HONESTO (2)

ATITUDE ASSERTIVA

            Aqueles que escrevem, colocam no papel atos ocorridos no passado, que exigem sua ressignificação, e traçam por escrito também seus Objetivos e Metas futuras, tem muito mais chance de chegarem ao final de 2016 com o sentimento do dever cumprido, feliz por ser um idealizador e realizador ao mesmo tempo, e ficará imune ao estresse próprio daqueles que ficam imaginando, imaginando, imaginando…

            Se você acredita que vale a pena dedicar alguns minutos do seu dia para fazer essa reflexão, e a partir daí traçar um rumo novo ou não para os próximos 365 dias, fiz uma adaptação em excel de alguns pontos da ferramenta do Paulo Pereira, e caso deseje recebê-la basta fazer seu comentário no final deste post, com seu email, que terei o maior prazer em remetê-la inteiramente de graça.

O POTE DA GRATIDÃOFOTO ARTIGO SEJA HONESTO (5)

Outra grande profissional que sigo é a Marcia Luz, e no início de 2015 ela propôs a realização do exercício que denominou como “POTE DA GRATIDÃO”.

Segundo explicações da própria Márcia, funciona da seguinte forma:

Você vai providenciar um pote bem especial, decorá-lo da forma como preferir, e durante todo o ano de 2016 vai anotar em pequenos papéis todas as coisas boas que ocorrerem e colocar no pote. Sua tarefa é ficar atento a todas as coisas boas, todas mesmo, e registrá-las para serem guardadas em seu pote da gratidão. Prepare-se porque eu tive que dobrar cada bilhete bem dobradinho para caber tudo! No final do ano, você pode então abrir o seu pote e reler tudo o que ocorreu. É a sua retrospectiva do ano, onde só coisas boas serão convidadas a entrar”.

E  neste vídeo você pode assistir a própria Márcia explicando como funciona a técnica na prática.

A Márcia aconselha ainda, que após lidos todos os papeizinhos no final de 2016, queime-os, como forma dos momentos inesquecíveis se espalhar pelo ar e continuar exercendo um clima de positividade na sua vida.

EXERCITANDO UM NOVO 2016

Gosto muito da frase do Einstein que diz: “Insanidade é você esperar resultados diferentes repetindo as mesmas coisas”. Pense comigo: se continuar agindo como agiu neste 2015, sem muitos resultados, levando cada dia sem um planejamento, sem ter uma missão especial que o tire da cama, o que acha que vai acontecer neste ano de 2016?

Não faz sentido para você, caso se sinta desconfortável, traçar novas metas em busca do seu grande Objetivo? Não se frustre achando que vai levantar no primeiro dia e conseguir o grande sonho de sua vida numa tacada só. O jogo do sucesso é  realizar pequenas tarefas (metas) dia após dia, que sem dúvida alguma o levará a terminar o ano de 2016 completamente diferente do ano de 2015.

  Se achou válida a intenção deste artigo, peço que o repasse para seus amigos, compartilhe ou simplesmente dê o seu sinal que “curtiu”. Nós que estamos focados na Missão de contribuir com a mudança de nosso semelhante, ficamos muito agradecidos com sua opinião e atitude em proliferar essa ideia para mais pessoas.

Tente. Você não tem nada a perder!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *