Tempo de leitura: 6 minutos

VALOR! O SEGREDO PARA GANHAR DINHEIRO?
VALOR! Você já parou para pensar nesta moeda de troca?
Antes de começar a ler este artigo, aconselho a ir para o anterior, pois se não o fizer ficará meio perdido.
Dando sequência às "verdades" negativas sobre dinheiro, que construímos ao longo da vida e que pode nos levar à situação perene de penúria ao invés de bonança, seguem as últimas cinco frases do Bruno Juliani, um dos maiores Coaches que conheço.
6ª FRASE: “Minha família nunca teve dinheiro”. Juliani afirma: “O seu passado não determina o seu futuro. Para de dar desculpas para si e para os outros”. E deixa a receita: “Eu crio minha independência financeira aprendendo e agindo para alcançar isso. Eu sou responsável por criar minha independência financeira, tendo ações em direção a isso”.
7ª FRASE: “Dinheiro é um recurso escasso”. Para Juliani: “Isso é questão que está incrustada na cabeça de muitas pessoas, mas é um hábito que pode ser mudado rapidamente, em no máximo 30 dias”. No entender do Bruno, essa questão das pessoas acharem que o dinheiro é só para certos privilegiados não tem nada a ver. Ele diz: “Existe dinheiro o suficiente para se criar abundância financeira. O dinheiro é gerado por troca de valor. Quanto mais valor você tem capacidade para gerar para os outros, mais dinheiro acaba vindo em troca disso”.
8ª FRASE: “Você tem que trabalhar (muito) duro para ficar rico”. Bruno Juliani faz dura critica a quem nos antecedeu em nossa criação: “Um conceito que foi passado por nossos ancestrais, que afirmavam que nós precisamos trabalhar feito escravos para ganhar dinheiro”.
O modo de Juliani refutar que trabalhar muito não é a saída, ressalta sua inteligência admirável: “Isso não é verdade, porque a maioria das pessoas trabalha duro, de 12 a 14 horas por dia e não tem dinheiro. Se fosse assim, por exemplo, um pedreiro que fica subindo escada com dois sacos de cimento às costas o dia todo e, às vezes não é rico”.
Dá outro exemplo de que trabalhar muito não é sinal de gerar riqueza, afirma: “Boia fria anda 30 quilômetros para chegar á lavoura, trabalha sob o sol, come comida fria (arroz azedo) e mantém essa rotina de vida, e sua família vive quase à míngua”.
Venda seu maior Patrimônio = VALOR
No entender dele, a saída é você se tornar cada vez mais expert. Ensina: “Já o trabalho inteligente, que gera valor para outra pessoa é o que faz com que você fique rico. Talvez no começo você precisa sair de sua zona de conforto”, e dá a dica: “Para ficar rico eu apenas providencio um real valor para os outros e em troca peço uma boa quantia!”.

9ª FRASE: “Ou você é rico, ou você é feliz”. Juliane cita outra frase que pode complementar esta: “Dinheiro não traz felicidade”. Com seu toque de humor, critica os seguidores dessas duas afirmativas: “Não faz sentido você pensar que precisa ser triste porque é rico. A sua tristeza deve ser por outras razões”.
Só para desviar um pouco o foco, lhe pergunto. O que você prefere: ser rico com saúde ou pobre doente? Você vai achar que estou mentindo pela estupidez, mas uma vez fiz esse questionamento a uma pessoa, que me deu a seguinte resposta: “Não sei, eu nunca fui rico!” Deu vontade de lhe dar uma porrada..!
Voltando à análise do Bruno, ele acha que a frase número nove: “Pode ser uma bela desculpa que as pessoas dão para justificar ser quebrado”, e pede para você pensar da seguinte maneira: “Dinheiro é apenas mais uma parte da minha vida, que eu sei cuidar muito bem. Você começa a perceber que pode cuidar muito bem de suas finanças, da sua alegria, felicidade, saúde, relacionamentos, educação e lazer”.
10ª FRASE: “É egoísmo querer ter muito dinheiro”. Bruno Juliani rebate ao afirmar: “O dinheiro que eu tenho está provando o quando de valor eu crio para os outros”.
O grande legado que o autor dessas afirmações deixa é o ensinamento de você saber administrar o dinheiro que ganha. Ele aconselha: “Não é o quanto você ganha que faz a diferença, pois se não souber aplicá-lo poderá cavar um buraco muito grande nas suas finanças”.
Ressalta que a fórmula “ter muito dinheiro” estrutura-se no pilar do “valor” que você produz: “Quanto mais valor você gerar para a empresa em que trabalha, maior será o seu salário. Quanto mais valor uma empresa gera para o seu mercado, mais vai receber. O dinheiro é a recompensa por um trabalho bem feito que você está fazendo de forma inteligente”, conclui.
Ele utiliza da linguagem do mundo digital e faz um trocadilho para gerar reação nas pessoas que veem o dinheiro como algo muito distante e impuro: “Troque o seu vírus falido 2.0 pela URL:www.enriquecimentofinanceiro.com”
GANHAR DINHEIRO OU GUARDAR?
Portanto, se conselho pudesse ser dado de graça, diria que não importa a idade que você tem hoje, 16, 18 ou 80 anos, julgo ser regra básica da boa qualidade de vida (inclusive cerebral), fazer o esforço quase que hercúleo de separar uma fatia do dinheiro que ganha mensalmente (10%, 20%) e aplicá-la para garantir seu futuro e de seus familiares.
Outro aspecto que relegamos, mas que faz a diferença para que tenhamos cada vez mais valor para entregar a outra pessoa ou a uma organização é o auto desenvolvimento, e Bruno Juliani fecha seus ensinamentos afirmando: “Separe 20% do que você ganha para melhorar sempre sua formação”.
É isso aí, este artigo tem a missão de fazer você pensar a respeito já - AGORA, e não deixar somente para quando estiver com parte do seu salário descontado no consignado, cartões de crédito estourados e cheque especial no vermelho. Ninguém merece passar seus últimos anos de vida num inferno financeiro desses, nem mesmo o demozinho aí do lado!
P. S: Se gostou do teor, dê uma curtida ou compartilhe com seus amigos. Não esqueça de postar seu comentário abaixo. Pode até ser crítica feroz, isso só me ajuda a crescer!